História

                 Paróquia Santa Terezinha    



A Paróquia Santa Terezinha é formada por cinco comunidades: Comunidade Santa Terezinha, bairro Martim de Sá; São Pedro, bairro Ipiranga; Nossa Senhora de Fátima, bairro Cantagalo, Nossa Senhora do Cenáculo, bairro Casa Branca e São Benedito, bairro Olaria. 

 




-Comunidade Santa Terezinha 

Iniciou suas atividades no ano de 1990 com a chegada dos Missionários Redentoristas de Aparecida. 
A primeira Santa Missa foi celebrada na Rua Cauna no dia 20/09/1990 pelos missionários. O primeiro culto da Palavra aconteceu no dia 16 de janeiro de 1992, na casa de Laurindo Pilon, na Rua Luiz Liria Martinez. 
Na época a Santa Missa era celebrada uma vez por mês assim como o culto da palavra; a comunidade se reunia nas casas de algumas famílias moradoras dos bairros Martin de Sá e Prainha. 
Em junho de 1993 foi aberto um livro de ouro para a compra do terreno da Igreja, para isso contamos com o apoio do Padre Miguel. A primeira quermesse na comunidade foi em 1993 e a segunda em 1994, também trabalhávamos na festa de Santo Antônio e vendíamos nos finais de semana salgadinhos no curso paroquial de Teologia na paróquia Santo Antônio, todo esse esforço para construção de nossa paróquia. 
No ano 2000 começamos a ter Santa Missa na escola do bairro Martin de Sá com apoio da comunidade e contando com uma equipe de serviço. 
Graças à dedicação das pessoas e a realização de eventos, conseguimos comprar o terreno, onde aconteceu a primeira celebração em 26 de maio de 2002, presidida pelo pároco Jacob Puthenkadam. 
Nos dias 13 e 14 de julho de 2002 tivemos o primeiro Arraiá de Santa Teresinha. 
Passaram pela comunidade os diáconos Anselmo, Eniroque, Paulo, o ministro da Eucaristia Carlinhos e os padres Miguel, Luiz Carlos, Cônego Porfírio, Nino, José, Elmiran, Jacinto e Jacob. 
Nos tornamos paróquia em 15 de fevereiro de 2004. Temos como pároco o padre Stanislaw Ciurkot e diversas pastorais. 
Todo mês de julho temos a Festa Julina e em outubro a Festa em honra a Santa Teresinha, com esses eventos continuamos a arrecadar fundos para a construção da paróquia. 


 Comunidade São Pedro 

Há vinte e nove anos atrás só existia o terreno no bairro Ipiranga. Dona Ester Brito, vinda de São Paulo, queria construir uma igreja para São Pedro, protetor dos pescadores. Na ocasião, o Sr. José de Oliveira (Zé Maria), além de Vicentino, era construtor e ofereceu-se para ajudar. Em princípio, o pároco André achava que a construção não era necessária dada pouca distância até a cidade, mas acabou cedendo. 
Aos domingos, havia o terço, músicas, leitura e explicação do evangelho. Foi então que se pensou na catequese. Nossas primeiras catequistas foram D. Cida, D. Maria Antônia, D. Elza e Sr. Brás, auxiliados pelas irmãs Marta e Lucia. 
Naquela época a festa dos pescadores era realizada na casa do Sr. Tião Izidoro. Tinha procissão de São Pedro pelo mar, tudo era distribuído aos pescadores e aos visitantes de graça. Acontecia também um leilão para arrecadar fundos para a festa do ano seguinte. 
O Sr. José Dias, então presidente da Colônia de Pescadores, quis ajudar a construção da capela São Pedro. Foi então que se reunindo com o povo da “igrejinha”, como as pessoas carinhosamente já se referiam à comunidade, conseguiu trazer a festa dos pescadores para a igreja. No primeiro ano, a procissão do mar veio até o salão, onde foi celebrada a missa e a festa do padroeiro. A partir de então todo dinheiro arrecadado era para a construção da capela. Com a chegada dos missionários, levantaram um barracão para as celebrações e deu-se início à construção da capela. Logo contamos com a colaboração de mais pessoas da comunidade e da prefeitura. A festa de nosso padroeiro fazia parte do calendário turístico da cidade. A primeira missa foi celebrada com a presença de D. Ester e Sr. Brito. Passaram pela comunidade também as Irmãs Catequistas do Sagrado Coração, Irmã Inocência e Irmã Camila, quando chegaram foram recebidas pelo casal Sr. Benedito e Sra. Benedita que cederam um local para as irmãs morarem. Com a ajuda da Congregação, de comerciantes e da comunidade em nove meses foi construído um sobrado com espaço para a catequese, reuniões e festas da comunidade. Recebemos muita ajuda dos senhores: Spencer e Alcides de Castro Galvão. 
A comunidade de São Pedro participou com muita dedicação e alegria em todos os trabalhos. 
Hoje vinte e nove anos depois, temos várias pastorais e nossa comunidade se fortifica através do Apostolado da Oração e da participação das crianças e jovens da comunidade. Temos o Movimento Eucarístico Jovem, o primeiro de nossa Diocese. Nossa festa social é muito animada, conta com a alegria da comunidade, concursos e quadrilha. 
A catequese é ativa e dinâmica. Contamos sempre com a colaboração de toda comunidade que sempre se coloca a serviço com alegria e disposição. 

Comunidade Nossa Senhora de Fátima 
A comunidade de Nossa Senhora de Fátima começou tendo celebrações nas casas dos moradores Sra. Alvedi e Sr. Evangelista, após algum tempo foi cedida à escola do bairro para as celebrações, realizadas pela irmã Auxiliadora. 
No dia 17 de agosto de 1987 foi realizada a primeira missa na escola do bairro, tendo como celebrante o Padre Caetano. As atividades da comunidade tiveram início com os ministros, Sr. Anselmo e Sr. Brás e pela irmã Auxiliadora, na catequese. Passaram pela comunidade os padres João, Jacob, Reis e Jacinto. Contaram com a colaboração do Sr. Carlinhos e de D. Mariinha. No ano de 1999, pela iniciativa do Padre Jacob, foi comprado um terreno, e no dia 13 de fevereiro de 2002 a comunidade inaugurou o salão, onde acontecem as atividades religiosas da comunidade. Tiveram a honra de receber nosso primeiro bispo diocesano Dom Fernando na comunidade. 
Apesar de todas as dificuldades e barreiras encontradas, a comunidade mantem-se firme pela fé e perseverança. 
Comunidade Nossa Senhora do Cenáculo 
A comunidade nasceu em 1979, quando as irmãs do Cenáculo, irmã Marta e irmã Lúcia começaram os trabalhos de evangelização. O bairro era de difícil acesso, a maioria das famílias morava nos morros, as ruas não tinham asfalto, faltava água, saneamento, tudo era precário. Havia uma escola no bairro e a diretora Sra. Irene Gonzaga de Souza, ofereceu um espaço para iniciar a catequese, a celebração da palavra também era feita nesse local. No começo as irmãs iam de casa em casa levando a imagem da Nossa Senhora do Cenáculo, todos rezavam e partilhavam à palavra. Uma vez por semana os doentes recebiam a Eucaristia. 
Em 1980 a comunidade sentiu a necessidade de se reunir em um lugar mais adequado. A partir daí a comunidade se uniu para a realização de festas para a construção da capela, a primeira foi na escola e a segunda na casa do Sr. Wilson Pinto. 
Receberam o incentivo do Pe. André Maria Buti, na época responsável pela Paróquia Santo Antônio. Em 1980 com a chegada das Santas Missões houve na comunidade casamentos, batizados e primeira comunhão. 
Em 1982, foram presenteados pelo Sr. Spencer com o local para a construção da capela, muitas pessoas da comunidade se despuseram a ajudar, com muito amor, carinho, enfrentando todos os desafios existentes na comunidade. 
Pe. Miguel propôs para a comunidade a possibilidade de construir uma única capela que atendesse os bairros de Olaria e Casa Branca, no dia 01 de novembro de 1989 foi formada uma comissão com membros das comunidades, mas a idéia não funcionou. Em 31 de maio de 1990 foi feita uma nova reunião e formada uma comissão com os membros da comunidade da Nossa Senhora do Cenáculo. 
Passaram pela comunidade os párocos: André Maria Buti e Carlos, João Chungatha, José Bramakulan e Jacob. 
Em 1991 deu-se início a tão sonhada construção da capela que recebeu como padroeira Nossa Senhora do Cenáculo em agradecimento pelo trabalho das irmãs Lucia e Marta que trabalharam por 15 anos na comunidade. 

-  
Comunidade São Benedito 
 Por volta do ano de 1986 a primeira missa foi celebrada na casa de dona Tereza e do senhor José Marciano. Pelo pároco Padre Miguel Rosseto, da matriz Santo Antônio. O terreno da capela foi doado pelo senhor José de Fonseca (Zé Tucano). Em 1990, receberam a visita dos missionários, ainda não tinham nada no terreno e um grupo de pessoas resolveram fazer no local uma área coberta e cercada com bambu, no dia 15 de maio de 1990, os missionários chegaram e colocaram uma cruz dando por certo o local da capela. Com o passar do tempo foram construídas duas salas que durante a semana funcionavam com sala de aula para supletivo e nos fins de semana para catequese e celebrações. 
No ano 1990, começou então a construção da atual capela, faziam parte de comissão pessoas de nossa comunidade (André, Ivoneide e Nilson), na época o pároco da matriz Santo Antônio era o Padre Jacob Putekandam que muito colaborou para a construção da capela. 
Muitas pessoas colaboraram com a comunidade como as irmãs Marta e Lucia, e os párocos que por aqui passaram. Hoje temos o Grupo de Jovens “Os Benditos” e estamos trabalhando para que todas as pastorais se fortaleçam na oração e na luta por um mundo melhor.