Diocese

“Sonho que se sonha só, é somente um sonho. Sonho que se sonha junto, pode se tornar realidade.”


Brasão da diocese de Caraguatatuba-SP


E foi assim que Dom David Picão, bispo da Diocese de Santos e Pe. Miguel Rosseto, Vigário Episcopal fizeram acontecer a Diocese de Caraguatatuba, contando com a força entusiasta do Pe.Nino Carta, de todo o clero presente e de todos os fiéis engajados.

Assim, no dia 3 de março de 1999, às 12 horas em Roma - Itália, foi anunciada a criação da Diocese de Caraguatatuba, até então, Região Episcopal, vinculada a Diocese de Santos.

Em 1º de maio do mesmo ano, foi instalada e assumida pelo seu 1º bispo diocesano, assim nomeado pelo Santo Padre o Beato João Paulo II para esta missão, o revmo Dom Frei Fernando Mason,OFMConv.

A Diocese começou a crescer em consciência e trabalho, valorizando seus momentos fortes, entre eles, a Festa de Cristo Rei ao celebrar o encerramento do Ano Litúrgico, a Missa da Unidade, as Campanhas da Fraternidade, Romaria com destino a Aparecida e ao Seminário Diocesano em Taubaté, as Assembleias Diocesanas e a data de sua instalação, 1º de Maio.

Em 25 de maio a comunidade do Litoral Norte recebeu a notícia da transferência de seu bispo diocesano, Dom Fernando Mason, para a Diocese de Piracicaba-SP. Teve que se despedir daquele que a ensinou dar os primeiros passos.
A Missa de despedida foi celebrada no dia 17 de julho de 2005 na presença de centenas de fiéis.
Sua posse na Diocese de Piracicaba foi acompanhada por padres, parentes e amigos, no dia 24 de julho de 2005.
Como Sé Vacante, a Diocese foi administrado pelo Pe. Vilson Dias de Oliveira hoje Dom Vilson, Bispo Diocesano de Limeira-SP

Em 26 de julho de 2006, é nomeado pela Santa Sé, o novo bispo da Diocese de Caraguatatuba, Monsenhor Antonio Carlos Altieri.
O novo bispo foi primeiramente ordenado na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, em São Paulo, no dia 28 de outubro de 2006.
Em 05 de novembro tomou posse na Diocese de Caraguatatuba.

No dia 11 de julho de 2012, Dom Altieri foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo no Rio Grande do Sul. Sua Missa de despedida foi realizada na Catedral Divino Espirito Santo com a presença de muitos fiéis.
Em, 16 de setembro de 2012, tomou posse na Catedral Metropolitana de Passo Fundo-RS como novo arcebispo, a catedral é dedicada a Nossa Senhora Aparecida.
No dia 20 de setembro de 2012, foi eleito o administrador diocesano, Padre Inocêncio Xavier que irá administrar a diocese até o Santo Padre Bento XVI nomear o novo bispo.

Dom José Carlos Chacorowski, atual Bispo.

Ordenado Bispo no dia 19 de Fevereiro de 2011 na Paróquia Santo Antonio de Orleans em Curitiba.
Recebido oficialmente na Arquidiocese de São Luis do Maranhão no dia 12 de Março de 2011.
Nomeado Bispo da Diocese de Caraguatatuba em 19 de Junho de 2013.
Acolhido na Diocese de Caraguatatuba em 17 de Agosto de 2013.

Mais em: http://diocesecaraguatatuba.com.br/bispo/