quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Fique atento!

Já está no link "Agenda" a programação de nossa paróquia para este final de semana de 01 e 02 de setembro.

Participe e reze conosco!

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Paróquia se prepara para as ordenações em nossa diocese.

No dia 07 de setembro de 2012, na Catedral diocesana de Caraguatatuba se realizará a ordenação sacerdotal de cinco diáconos transitórios, sendo um deles o diácono Carlos Aberto da Silva que atualmente está em nossa paróquia auxiliando nos serviços pastorais e o diácono Cláudio Rodrigues da Silva que trabalhou em nossa paróquia nos últimos três anos (2009/2011), junto com a celebração Eucarística de ordenação presbiteral acontecerá a despedida oficial de Dom Altieri (atualmente administrador diocesano) da diocese de Caraguatatuba no qual foi bispo diocesano durante seis anos, e que no último dia 11 de julho foi nomeado pelo Santo Padre o Papa Bento XVI arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo - RS. Convidamos a todos para esta celebração muito importante na história da nossa diocese, onde acolheremos os novos padres e daremos nossa gratidão a Dom Antônio Carlos Altieri que tanto fez pela nossa diocese, sendo nosso Pai e Pastor. Relebrando: A Santa Missa será ás 17h, no dia 07/09/12, na Catedral Diocesana ( Bairro: Indaiá).

Dia 08/09 - Sábado
19h30 - 1° Missa presidida pelo Padre Carlos Alberto da Silva
Matriz Santa Terezinha.

Dia 09/09 - Domingo
18h - Missa presidida pelo Padre Cláudio Rodrigues da Silva
Matriz Santa Terezinha.

28 de agosto - Santo Agostinho

Santo Agostinho
Celebramos neste dia a memória do grande Bispo e Doutor da Igreja que nos enche de alegria, pois com a Graça de Deus tornou-se modelo de cristão para todos. Agostinho nasceu em Tagaste, no norte da África, em 354, filho de Patrício (convertido) e da cristã Santa Mônica, a qual rezou durante 33 anos para que o filho fosse de Deus.

Aconteceu que Agostinho era de grande capacidade intelectual, profundo, porém, preferiu saciar seu coração e procurar suas respostas existentes tanto nas paixões, como nas diversas correntes filosóficas, por isso tornou-se membro da seita dos maniqueus.

Com a morte do pai, Agostinho procurou se aprofundar nos estudos, principalmente na arte da retórica. Sendo assim, depois de passar em Roma, tornou-se professor em Milão, onde envolvido pela intercessão de Santa Mônica, acabou frequentando, por causa da oratória, os profundos e famosos Sermões de Santo Ambrósio. Até que por meio da Palavra anunciada, a Verdade começou a mudar sua vida.

O seu processo de conversão recebeu um "empurrão" quando, na luta contra os desejos da carne, acolheu o convite: "Toma e lê", e assim encontrou na Palavra de Deus (Romanos 13, 13ss) a força para a decisão por Jesus:"...revesti-vos do Senhor Jesus Cristo...não vos abandoneis às preocupações da carne para lhe satisfazerdes as concupiscências".

Santo Agostinho, que entrou no Céu com 76 anos de idade (no ano 430), converteu-se com 33 anos, quando foi catequizado e batizado por Santo Ambrósio. Depois de "perder" sua mãe, voltou para a África, onde fundou uma comunidade cristã ocupada na oração, estudo da Palavra e caridade. Isto, até ser ordenado Sacerdote e Bispo de Hipona, santo, sábio, apologista e fecundo filósofo e teólogo da Graça e da Verdade.


Santo Agostinho, rogai por nós! 

(Fonte: Canção Nova)




segunda-feira, 27 de agosto de 2012

27 de agosto - Santa Mônica

Sto. Agostinho e Santa Mônica
Neste dia, celebramos a memória desta grande santa, que nos provou com sua vida que realmente "tudo pode ser mudado pela força da oração." Santa Mônica nasceu no norte da África, em Tagaste, no ano 332, numa família cristã que lhe entregou – segundo o costume da época e local – como esposa de um jovem chamado Patrício.
Como cristã exemplar que era, Mônica preocupava-se com a conversão de sua família, por isso se consumiu na oração pelo esposo violento, rude, pagão e, principalmente, pelo filho mais velho, Agostinho, que vivia nos vícios e pecado. A história nos testemunha as inúmeras preces, ultrajes e sofrimentos por que Santa Mônica passou para ver a conversão e o batismo, tanto de seu esposo, quanto daquele que lhe mereceu o conselho: "Continue a rezar, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas". 
Santa Mônica tinha três filhos. E passou a interceder, de forma especial, por Agostinho, dotado de muita inteligência e uma inquieta busca da verdade, o que fez com que resolvesse procurar as respostas e a felicidade fora da Igreja de Cristo. Por isso se envolveu em meias verdades e muitas mentiras. Contudo, a mãe, fervorosa e fiel, nunca deixou de interceder com amor e ardor, durante 33 anos, e antes de morrer, em 387, ela mesma disse ao filho, já convertido e cristão: "Uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco, ver-te cristão antes de morrer". 
Por esta razão, o filho Santo Agostinho, que se tornara Bispo e doutor da Igreja, pôde escrever: "Ela me gerou seja na sua carne para que eu viesse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade". 


Santa Mônica, rogai por nós!

(Fonte: Canção Nova)

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Já começou!

Neste domingo (19/08) na solenidade de Nossa Senhora da Assunção, houve o primeiro encontro de jovens, rumo á Jornada Mundial da Juventude - Rio 2013. A missão está apenas começando, você jovem que sente o chamado de Deus para ser uma grande testemunha de Jesus, está convidado para participar de nossos encontros todos os domingos na matriz Santa Terezinha, ás 15h30, esse final de semana assistiremos um filme! 
Esperamos você, até lá!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Inicia-se hoje a festa em louvor a Nossa Senhora do Cenáculo - Casa Branca

Nossa Senhora do Cenáculo (cena de Pentecostes)




Nesta quinta-feira (16/08) começa na comunidade de Nossa Senhora do Cenáculo do bairro Casa Branca a festa em louvor a sua padroeira As festividades darão início ás 18h com Adoração ao Santíssimo Sacramento e depois Santa Missa presidida pelo nosso pároco Padre Stanislaw.

Acompanhe a programação que se estende até domingo.

Sexta-feira (17/08)

18h - Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h - 2° dia do tríduo - Celebrante: Diácono Cláudio Rodrigues da Silva

Sábado (18/08)

18h30 - Adoração ao Santíssimo Sacramento
19h30 - 3° dia do tríduo - Celebrante: Diácono Carlos Alberto da Silva

Domingo - Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

10h - Santa Missa Solene em louvor á Nossa Senhora do Cenáculo.

Participe e venha rezar conosco!
Nossa Senhora do Cenáculo - Rogai por nós.

Programação da Paróquia Santa Terezinha para este final de semana veja na página agenda!

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Papa celebrará solenidade da Assunção de Nossa Senhora.

A Igreja celebra nesta quarta-feira, 15, a solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Pela manhã, às 8h (horário em Roma), o Papa Bento XVI presidirá a Santa Missa na paróquia de Santo Tomás de Villanova, em Castel Gandolfo. Depois, às 12h, o Pontífice conduzirá a oração mariana do Angelus, no pátio interno da residência pontifícia de verão.
O bispo e delegado pontifício para o Santuário da Bem-aventurada Virgem do Santo Rosário de Pompéia, Dom Carlo Liberati, comentou o significado da festa. Ele explicou que a morte é um caminho que segue, mas com outra experiência, e que a vida é exaltada após a morte de tal maneira que destina a pessoa a entrar na glória eterna, na Ressurreição.

“Nisso Maria Santíssima é um exemplo extraordinário, porque ela entra nessa experiência antes de nós: nós na morte somos irreconhecíveis durante uma fase transitória até o dia da Ressurreição e somos inclusive humilhados no pós, na corrupção do sepulcro. Não poderia ser este o presente após a morte de Maria, porque ela foi preservada do pecado original, porque ela era a mãe de Cristo Redentor. O modo como Maria foi assunta ao Céu é próprio da eternidade, do corpo que é glorificado e que não tem nada a ser partilhado com a corrupção e a pulverização do corpo humano até o dia da glória."

Sobre a celebração da solenidade no Santuário de Nossa Senhora de Pompéia, o bispo contou que esta inclui todos os cantos marianos expressos nas línguas do mundo católico. “Quem vier a Pompéia ouvirá todos os mais belos cantos em todas as línguas que a Igreja Católica eleva à Virgem Maria e que invadem o nosso Santuário”.

Para Dom Carlo, é difícil uma pessoa ser realmente cristã e não se tornar também um mariano. “Para ser cristão, é preciso saber dizer sim ao Senhor. A Virgem Maria é a criatura que diz um sim total, sempre, a Deus que a chama”.

(Fonte: Canção Nova) 

No Brasil por motivos pastorais a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora será celebrada no próximo domingo (19/08).

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Hoje é dia da Beata Dulce dos Pobres!


Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, nascida em 26 de maio de 1914, filha de Augusto Lopes Pontes e Dulce Maria de Souza. 
           Maria Rita foi uma criança muito alegre, gostava de brincar de boneca, empinar pipa e com adoração por futebol. Desde muito nova já mostrava dedicação a pessoas carentes, mendigos e doentes. Aos 13 anos transformou a casa da família em um centro de atendimento a estas pessoas. Sua casa ficou conhecida como "A Portaria de São Francisco", por conta do número de carentes que se aglomeravam a porta. Nesta época Maria Rita manifestou pela primeira vez o desejo de se dedicar a vida religiosa. Após seis anos Maria Rita se transformou em Irmã Dulce. 
            Em sua vida religiosa Irmã Dulce abraçou todos em seu caminho, ajudou aqueles que ninguém queria, e até hoje mantém seus braços abertos em suas obras sociais. 
           "Quando nenhum hospital quiser aceitar algum paciente, nós aceitaremos. Essa é a última porta e por isso eu não posso fechá-la." Irmã Dulce. 
            O processo de beatificação teve início em 2000, passando por várias etapas, em 22 de maio de 2011, Irmã Dulce foi proclamada Beata. 
           "Se fosse preciso, começaria tudo outra vez do mesmo jeito, andando pelo mesmo caminho de dificuldades, pois a fé, que nunca me abandona, me daria forças para ir sempre em frente" Irmã Dulce. 
           O decreto de beatificação de Irmã Dulce foi assinado pelo papa Bento XVI no dia 10 de dezembro de 2010, após reconhecimento de um milagre da freira. Ela é a primeira baiana a se tornar beata 
          A bem-aventurada Dulce dos Pobres tem sua data no calendário litúrgico no dia 13 de agosto.


Beata Dulce - Rogai por nós !!!

(Fonte: fraternidadesaogilberto.blogspot.com)

sábado, 11 de agosto de 2012

Dom Giovanni D´Aniello - Visita a diocese de Caraguatatuba

D. Altieri, D. Giovanni e Mons. Lucca
A diocese de Caraguatatuba está com imensa alegria acolhendo o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D´Aniello que representa o Santo Padre Bento XVI em nossa pátria. A presença do núncio se estende até o dia de hoje. Dom Giovanni inaugurou junto com nosso administrador diocesano Dom Antônio Carlos Altieri a cúria diocesana que passou por reformas e ganhou tudo novo, inclusive a fachada. A noite foi celebrada na Catedral Diocesana uma Santa Missa presidida pelo núncio com a presença de D. Altieri, todo o clero de nossa diocese e todo o povo de Deus, ontem celebramos o dia de São Lourenço, Diácono e Mártir por isso nesta eucaristia foram também homenageados os diáconos de nossa diocese pelo carinho e dedicação na evangelização do povo do litoral norte, na mesma celebração foram conferidas os ministérios de leitor e acólito aos seminaristas Bruno César, Joule ( Par. Nossa Senhora d´Ajuda - Ilhabela), Celso (Paróquia São José - São Sebastião), Carlos Alberto ( Par. Nossa Senhora da Glória - Caraguatatuba) e Vladimir ( Par. Imaculada Conceição - Ubatuba). Agradecemos a Deus por essa visita do Núncio Apostólico em nossa diocese, Dom Giovanni em sua homilia disse que se sentiu muito acolhido pelo nosso dpovo e que levará a Sua Santidade Bento XVI todo o acolhimento de nossa diocese.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Um convite pra vc, jovem!


Estamos nos aproximando da Jornada Mundial da Juventude por isso devemos preparar o nosso coração para esse grande encontro de fé com a juventude católica. Venha participar conosco dos nossos encontros que começarão neste domingo (12/08) ás 17h na Matriz Santa Terezinha!

Esperamos vc!
Abraço