sábado, 14 de julho de 2012

Nomeado Arcebispo de Passo Fundo-RS dom Altieri se despede em 7 de Setembro


Nomeado pelo Papa Bento XVI, nesta quarta-feira, 11 de julho, para ser o novo arcebispo de Passo Fundo (RS). Dom Altieri se despede da Diocese de Caraguatatuba no dia 7 de setembro com Missa a ser celebrada na Catedral Divino Espírito Santo, às 17h.
Neste dia, Dom Altieri deve ainda ordenar presbíteros os cinco Diáconos transitórios, Carlos Alberto Rodrigues, Claudio Rodrigues da Silva, João Marcos da Silva, Marcio Jose Fraga e Carlos Alberto Silva numa cerimônia que promete marcar a história da Diocese, com emoções que se misturam entre a alegria de ter mais 5 sacerdotes e a despedida do pai e pastor.
Antes disso, no dia 10 de agosto às 10h, acontece a inauguração da Curia diocesana, sede administrativa da Diocese de Caraguatatuba, em cerimônia que contará com a presença do representante o Papa Bento XVI, no Brasil, Nuncio Apostólico Giovanni D´Aniello.
Neste mesmo dia, na Catedral às 19h30 acontece a Missa onde receberão os Ministperios do Acolitado e Leitorado, os seminaristas Bruno César, Carlos Lemos, Celso dos Santos, Joule W C Santos e Vladimir Coelho.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Nota Oficial da CNBB. Dom Altieri é nomeado arcebispo de Passo Fundo-RS


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saúda dom Antônio Carlos Altieri, nomeado pelo Papa Bento XVI, nesta quarta-feira, 11 de julho, para ser o novo arcebispo de Passo Fundo (RS). Atualmente, dom Antônio exercia o pastoreio da diocese de Caraguatatuba (SP).
Salesiano, diretor, formador e professor em várias instituições de sua congregação, além de ter sido Inspetor da província salesiana de São Paulo, dom Antonio Carlos foi nomeado bispo de Caraguatatuba pelo Papa Bento XVI em 26 de julho de 2006. Ele escolheu como lema do seu episcopado uma frase cheia de esperança: “Nós acreditamos no amor”.
Empenhado na evangelização, dom Altieri dá particular importância ao desafio representado pelo trabalho com a juventude. “Os clérigos precisam estar mais próximos dos jovens. Um dos grandes desafios é a transparência, o testemunho para que os jovens não se decepcionem”, disse, recentemente, na assembleia do regional Sul 1 da CNBB, durante painel sobre o trabalho pastoral com a juventude.
Ele assume uma arquidiocese recebe, com alegria, o novo pastor. Nós nos unimos a todas comunidades de Passo Fundo para acolher dom Altieri e enviamos nosso abraço, cheio de gratidão, ao arcebispo emérito, dom Pedro Ercílio Simon. Desejamos que o ministério do novo arcebispo seja cheio de fruto e o bispo emérito seja abençoado em sua nova fase de vida de dedicação na Igreja

(Fonte: Site da Diocese de Caraguatatuba)