quinta-feira, 29 de setembro de 2011

7º dia Da Novena Litúrgica a Santa Terezinha.


"Feliz daquele que serve ao Senhor mesmo nas dificuldades", Assim nos sentimos nesse sétimo dia de nossa novena, onde tivemos a grata satisfação de receber Pe Ronaldo Calisto, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Visitação, no Bairro Massaguaçu, onde mesmo com a perna imobilizada esteve com toda sua disposição celebrando conosco, onde direcionou sua homilia de acordo com o tema: A pequena via para alcançar a Santidade, a paroquia agradece e reza por sua vida e vocação, em prol do povo de Deus.

6º dia Da Novena Litúrgica a Santa Terezinha.


Com uma participação cada vez maior de nossos paroquianos e devotos, em nossa novena litúrgica em honra a Santa Terezinha do Menino Jesus, recebemos no dia 28 de setembro, o Padre Carlos Antonio, presidente do Tribunal Eclesiástico da província de Aparecida, onde nosso Pároco PE Stanislaw tambem trabalha como Juiz, para o sexto dia da novena, que teve como tema: Uma só missa não Basta, onde com a amizade dele para com o nosso pároco, presidiu a nos dirigiu belas e profundas palavras em sua homilia, sempre se referindo a missão e a oração exemplos que nossa padroeira nos deixou.... a comunidade paroquial agradece a presença do Pe Carlos e reza por seu trabalho e ministério a serviço da Igreja e do Povo de Deus.


5º dia Da Novena Litúrgica a Santa Terezinha.


Com muito entusiasmo recebemos, nesta última terça-feira, dia 27/09, Pe Mauro José Ramos, Pároco da Paróquia São João Batista, no Poiares, para celebrar o quinto dia de nossa Novena litúrgica em louvor a Nossa Padroeira Santa Terezinha dos Menino Jesus, com o Tema: Cantando as misericórdia de Deus, onde com toda sua maestria e profundidade no falar, nos fez ver e sentir o quanto Deus nos ama e é complacente para conosco... a Paróquia agradece a pede a Santa Terezinha que interceda por seu ministério e sua vida pastoral.


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

4º Dia da novena litúrgica de Santa Terezinha


Nesta Segunda-feira dia 26 de setembro no 4° dia da novena, Pe. Moisés presidiu o quarto dia de nossa novena litúrgica em honra a nossa padroeira Santa Terezinha, que teve como Tema: Viver e morrer de amor, uma noite abrilhantada com uma bela homilia e uma assembleia repleta de fieis, que foram rezar e glorificar nosso Deus por intercessão de nossa querida e amada Santa Terezinha. e ao término da Missa tivemos o nosso tradicional momento de confraternização com nossa cantina que a cada dia prepara um delicioso caldo, e nossos tradicionais salgadinhos.... desde já agradecemos o Pe. Moisés e todas as pessoas que estão trabalhando para que nossa novena seja cada dia mais linda!

Tem cada Padre...


Tem padre que é alegre e até "divertido" mas faz da sua alegria a motivação para nos aproximar de Deus sem medo.

Tem padre que é muito sério, parece até bravo, mas como um pai nos corrigi e nem sempre os agradecemos.

Tem padre "ligado no 220 volts" consegue fazer mil coisas num mesmo dia, tem tempo para tudo e pra todos.

Tem padre que é tão tranquilo e calmo que nos contagia, sua simples presença é um calmante para as almas mais atribuladas.

Tem padre tão piedoso que parece que tudo o que fala se transforma em oração.

Tem padre que transforma sua oração em ação pelo próximo.

Tem padre que canta bonito...tem padre que nem tenta cantar, mas encanta a Deus e ao mundo com outros mil e um dons.

Tem padre que fala pouco e sempre diz muito, tem padre que fala muito... mas é uma pena que nem sempre prestamos atenção na riqueza do que dizem.

Tem padre que nunca para de estudar, tem padre que nunca para de ensinar.

Tem padre jovem com muita disposição, tem padre idoso, mas sempre disposto para nos acolher, aconselhar, e animar como um bom pastor.

Tem padre que fica famoso, mas não precisam de "fãs", pois o que querem mesmo não é aparecer e sim fazer com que Cristo apareça, seja mais conhecido e amado do que ele próprio.

Tem padre que realiza grandes obras, não tem medo do trabalho e confia sempre na providência Divina.

Tem padre que com pequenas obras vai transformando tudo por onde passa.

Tem padre que é Frei, que quer dizer irmão.

Tem padre que de tantos dons é Dom, são Bispos, Arcebispos, Cardeais e tem o Santo Padre, o nosso querido Papa.

Enfim tem padre de todo o jeito, para todo o jeito dos filhos de Deus, e para quem ama e reconhece o Cristo que em cada um deles se apresenta também alegre, sério, dinâmico, homem de oração e ação e assim se torna mais próximo de nós.

Em cada sacerdote Jesus está presente como o Bom Pastor que nos guia por caminhos seguros, como o Pai que nos corrige e educa para a felicidade, como o Irmão que partilha conosco a Vida Plena e Abundante e como o Amigo que esta sempre presente ao nosso lado.

A vida do sacerdote é uma oferta gratuita de amor a Deus pela nossa salvação, e nesta entrega total ele torna-se a ponte pela qual Deus vem ao nosso encontro e pela qual nos vamos ao encontro com Deus.

Então aos sacerdotes, seja qual for o seu jeito humano de ser Cristo, dediquemos nossas orações, nosso carinho, apoio, compreensão e respeito, pois tudo isso, estaremos dedicando ao próprio Jesus presente em cada um deles.

O JIPE


Um jovem cumpria o seu dever cívico prestando serviço ao exército, mas era ridicularizado por ser cristão.
Um dia o seu superior hierárquico, na intenção de humilhá-lo na frente do pelotão, pregou-lhe uma peça...
- Soldado Coelho, venha até aqui!
- Pois não Senhor.
- Segure essa chave. Agora vá até aquele jipe e o estacione ali na frente.
- Mas senhor, o senhor sabe perfeitamente que eu não sei dirigir.
- Soldado Coelho, eu não lhe perguntei nada. Vá até o jipe e faça o
que eu lhe ordenei...
- Mas senhor, eu não sei dirigir!
- Então peça ajuda ao seu Deus. Mostre-nos que Ele existe.

O soldado não temendo, pegou a chave das mãos do seu superior e foi
até o veículo.
Entrou, sentou-se no banco do motorista e imediatamente começou sua
oração.

"Senhor, tu sabes que eu não sei dirigir. Guie as minhas mãos e mostre
a essas pessoas a sua fidelidade.
Eu confio em Ti e sei que podes me ajudar. Amém."

O garoto, manobrou o veículo e estacionou perfeitamente como queria o
seu superior.
Ao sair do veículo, viu todo o pelotão chorando e alguns de joelhos...

- O que houve gente? - perguntou o soldado.
- Nós queremos o teu Deus, Coelho. Como fazemos para tê-lo? Perguntou
o seu superior.

- Basta aceitá-lo como seu Senhor e Salvador. Mas porquê todos
decidiram aceitar o meu Deus?

O superior pegou o soldado pela gola da camisa, caminhou com ele até o
jipe enxugando suas lágrimas.

Chegando lá, levantou o capô do veículo e o mesmo estava sem o motor!


DEUS CUIDA DOS SEUS E NÃO PERMITE QUE NINGUÉM NOS HUMILHE.
SEJA VOCÊ TAMBÉM UMA SEMENTE DE JESUS E VOCÊ SEMPRE COLHERÁ O BEM!

domingo, 25 de setembro de 2011

Padre Luiz Ernesto celebra o 2° dia da novena


Neste sábado ( 24/09), no segundo dia das festividades em louvor a nossa padroeira Santa Terezinha do Menino Jesus a comunidade se reuniu pra a celebrar. O segundo dia da novena começou com a adoração ao Santíssimo Sacramento e depois Santa Missa e novena que foi presidida pelo Padre Luiz Ernesto Santos, formador do Seminário Maior Beato José de Anchieta.Padre Ernesto em sua homilia destacou a importância do testemunho de oração de Santa Terezinha que com muito amor soube santificar seu poucos anos de vida.
No final da Celebração Eucarística foi rezada por todos os fiéis o segundo dia da novena de nossa padroeira. Agradecemos ao Padre Luiz Ernesto pela presença e disponibilidade em nossa festa, que Deus por intercessão de Santa Terezinha abençoe sua vida e seu ministério.
E hoje ás 17:00 horas, adoração ao Santíssimo Sacramento e logo após Santa Missa e com a novena de Santa Terezinha. Esperamos você!!!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Santa Terezinha do Menino Jesus


"Não quero ser Santa pela metade, escolho tudo".

Francesinha, que nasceu em Aliçon 1873, e morreu no ano de 1897. Santa Terezinha não só descobriu no coração da Igreja que sua vocação era o amor, mas sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar. Terezinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas, com a autorização do Papa e sua vida passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus, pela salvação das almas, e na intenção da Igreja. Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o pai, livre igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus, e tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou a pequena via da infância espiritual.

O mais profundo desejo do coração de Terezinha era ter sido missionária "desde a criação do mundo, até a consumação dos séculos". Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia "História de uma alma", e como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra.

Proclamada principal padroeira das missões em 1927, padroeira secundária da França em 1944, e Doutora da Igreja, que nos ensina o caminho da santidade pela humildade em 1997, na data do seu centenário. ela mesma testemunha que a primeira palavra que leu sozinha foi: " céus "; agora a última sua entrada nesta morada, pois exclamou : " meu Deus, eu vos amo...eu vos amo ".

(Fonte: Canção Nova)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cruz da JMJ percorre ruas do centro de São Paulo

CruznasruasSPA noite nas ruas do centro de São Paulo foi marcada pela fé nesta segunda-feira (19). Jovens de diferentes expressões eclesiais percorreram mais de 4 km em procissão com a Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o Ícone de Nossa Senhora.

Depois de uma Missa na Catedral da Sé, às 18h, presidida pelo arcebispo de São Paulo, cardeal Dom Odilo Scherer, os símbolos da JMJ, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, foram levados à Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, também na região central.

Os jovens iniciaram a meditação dos mistérios dolorosos do Rosário diante do Pátio do Colégio, local da fundação da cidade de São Paulo, e da Igreja do Beato José de Anchieta. Em seguida passaram pelo Largo do Paissandu, onde fica a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

O momento marcante da procissão foi quando a Cruz Peregrina entrou na Favela do Moinho. Os jovens tiveram que passar debaixo de uma ponte e atravessar a linha férrea com a Cruz para entrar na comunidade carente. Enquanto passavam entre os inúmeros barracos da favela, com velas acesas, a juventude entoava o hino da JMJ de 2000, “Emmanuel”.

- Esta música expressa o que estamos vivendo aqui neste momento. É o Emanuel, o Deus Conosco que vem ao encontro dos mais sofredores - afirmou, emocionado, dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar de São Paulo e referencial do Setor Juventude Arquidiocesano, que acompanhou toda a caminhada. Em seguida, o bispo pediu para que todos os jovens estendessem as mãos e orassem pela comunidade. Dom Tarcísio também convidou os moradores da favela a se aproximarem e tocarem a Cruz.

Depois de deixar a Comunidade do Moinho, a Cruz seguiu para uma das regiões mais precárias da cidade, a chamada Cracolândia. O símbolo da JMJ passou por uma rua tomada por centenas de usuários de crack espalhados pelas calçadas. Enquanto um dos jovens conduzia um momento de oração, ouviu-se do meio dos usuários alguém que disse: “Jesus morreu na cruz por mim”. Apesar de visivelmente alterados pelo efeito da droga, alguns acompanharam a oração do 5º mistério doloroso do Rosário, chegando a recitar a “Ave-Maria”. Em seguida, abriram espaço para que a Cruz continuasse sua caminhada.

O vigário episcopal para a Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo, padre Julio Lancellotti, afirmou que a peregrinação da cruz pelas ruas da cidade de São Paulo deve ser um sinal de compromisso da Igreja para com os que sofrem.

- É a cruz indo ao encontro dos crucificados, é a vida indo ao encontro da morte. É o amor indo ao encontro da dor - disse.

A procissão chegou ao seu destino por volta das 23h, quando foi recebida com uma queima de fogos na Igreja da Boa Morte, uma construção de mais 200 anos. Depois da missa, os jovens das novas comunidades da arquidiocese permaneceram em vigília até as 6h desta terça-feira (20).

( Fonte: Jovens Conectados - CNBB)

terça-feira, 20 de setembro de 2011

20 ANOS CEGO

Há muito tempo atrás, um casal de idosos que não tinha filhos, morava em uma casinha humilde de madeira, tinha uma vida muito tranquila, alegre, e ambos se amavam muito.

Eram felizes. Até que um dia...

Aconteceu um acidente com a senhora. Ela estava trabalhando em sua casa quando começa a pegar fogo na cozinha e as chamas atingem todo o seu corpo. O esposo acorda assustado com os gritos e vai a sua procura, quando a vê coberta pelas chamas e imediatamente tenta ajudá-la. O fogo também atinge seus braços e, mesmo em chamas, consegue apagar o fogo. Quando chegaram os bombeiros já não havia muito da casa, apenas uma parte, toda destruída. Levaram rapidamente o casal para o hospital mais próximo, onde foram internados em estado grave.

Após algum tempo aquele senhor menos atingido pelo fogo saiu da UTI e foi ao encontro de sua amada. Ainda em seu leito a senhora toda queimada, pensava em não viver mais, pois estava toda deformada, queimara todo o seu rosto. Chegando ao quarto de sua senhora, ela foi falando:

-Tudo bem com você meu amor?

-Sim, respondeu ele, pena que o fogo atingiu os meus olhos e não posso mais enxergar, mas fique tranquila, amor, que sua beleza está gravada em meu coração para sempre. Então triste pelo esposo, a senhora pensou consigo mesma: "Como Deus é bom, vendo tudo o que aconteceu a meu marido, tirou-lhe a visão para que não presencie esta deformação em mim. As chamas queimaram todo o meu rosto e estou parecendo um monstro. E Deus é tão maravilhoso que não deixou ele me ver assim, como um monstro Obrigado Senhor!"

Passado algum tempo e recuperados milagrosamente, voltaram para uma nova casa, onde ela fazia tudo para o seu querido e amado esposo, e o esposo agradecido por tanto amor, afeto e carinho, todos os dias dizia-lhe:

-COMO EU TE AMO.

Você é linda demais. Saiba que você é e será sempre, a mulher da minha vida! E assim viveram mais 20 anos até que a senhora veio a falecer. No dia de seu enterro, quando todos se despediam da bondosa senhora, veio aquele marido com os olhos em lágrimas, sem seus óculos escuros e com sua bengala nas mãos. Chegou perto do caixão, beijou o rosto acariciando sua amada, disse em um tom apaixonante: -"Como você é linda, meu amor, eu te amo muito".

Ouvindo e vendo aquela cena, um amigo que está ao seu lado, perguntou se o que tinha acontecido era milagre. Pois parecia que o velhinho parecia enxergar sua amada. O velhinho olhando nos olhos do amigo, apenas falou com as lágrimas rolando quentes em sua face: -Nunca estive cego, apenas fingia, pois quando vi minha amada esposa toda queimada e deformada, sabia que seria duro para ela continuar vivendo daquela maneira. Foram vinte anos vivendo muito felizes e apaixonados! Foram os 20 anos mais felizes de minha vida. E emocionou a todos os que ali estavam presentes.

CONCLUSÃO

Na vida temos de provar que amamos! Muitas vezes de uma forma difícil ... E, para sermos felizes, temos de fechar os olhos para muitas coisas, mas o importante é que se faça única e intensamente com AMOR!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Bote Fé - Festa da Juventude



Neste domingo ( 18/09) a Igreja no Brasil com muita Fé, sediou o encontro "Bote Fé" que acolheu no Campo de Marte na capital paulistana, mais de 100 mil jovens que esperaram com muita alegria os símbolos oficiais da Jornada Mundial da Juventude, que será na cidade do Rio de Janeiro em julho de 2013. A Paróquia Santa Terezinha esteve muito bem representada neste grande encontro de amor a Jesus Cristo com 12 jovens e também com o Diácono Cláudio Rodrigues, acessor diocesano da Juventude e do Seminarista Antônio Netto.

O ônibus com os jovens das paróquias Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora da Visitação saíram da paróquia Santa Terezinha por volta das 06 da manhã e chegaram ás 08:45 no Campo de Marte com muita alegria que desde a viagem contagiou os nossos corações. O encontro começou com a palavras do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Sherer e do Acessor Nacional da CNBB para o Setor Juventude, Dom Eduardo Pinheiro da Silva, sdb, durante todo o dia o Bote Fé contou com animação de diversos cantores católicos dos diversos momentos da Igreja Católica.
O Momento principal foi por volta das 04 da tarde quando a Cruz e o ícone de Maria Santíssima passou entre os jovens e foi em direção ao palco onde foi realizado uma Santa Missa em ação de graças presidida pelo Cardeal de São Paulo com a presença de Dom Lourenzo Baldisseri, Núncio Apostólico no Brasil, Dom Damasceno Assis, Cardeal Arcebispo de Aparecida - SP, Dom Cláudio Hummes, Cardeal Emérito da Arquidiocese de
São Paulo, vários bispos inclusive Dom Altieri, bispo referencial da juventude no estado de São Paulo, padres, diáconos e seminaristas.
O Bote Fé terminou com mais shows da Banda Adoração e Vida, Grupo OPA e artistas da Canção Nova.
Agradecemos a Deus por esse momento de graça em nossas vidas, a nossa missão continua e agora estamos com a Cruz e o ícone nosso desafio e levar Jesus Cristo a todos os povos.

" Vós sois a esperança da Igreja" - Beato João Paulo II ( Padroeiro da Jornada Mundial da Juventude)
"Vós sois o presente e o futuro da Igreja"- Sua Santidade Bento XVI

VEJA AS FOTOS NO ALBUM DE FOTOS.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Reunião dos Padres do Setor Caraguatatuba.



Aconteceu na ultima quinta-feira dia 15 de setembro, memória de nossa senhora das Dores, em nossa Paróquia de Santa Terezinha a Reunião dos Padres do Setor de Caraguatatuba, encontro esse que contou com todos os Padres da Cidade de Caraguatatuba e com o neo-Diácono Carlos.

A reunião iniciou com as boas vindas do Padre Stanislaw seguida da oração das Laudes.

Pe. Douglas, decano do setor, dirigiu a reunião e os assuntos pertinentes, terminando com um belo almoço oferecido por nossa Paróquia.

O Valor da Cruz


Autor: Linaldo Lima

Texto-Base: Gálatas 6: 14

A Cruz foi construída para punir os pecadores dignos de morte (Dt 21: 22). Por ser um tipo de morte das mais cruéis, por matar lentamente cada pessoa que nela subisse, era temida por todos os malfeitores.

Todas as pessoas que fossem condenadas à morte, por julgamento, enfrentariam a cruz. Ela representava o fim de todos os condenados.

Após o pecado de Adão, todos nós estávamos condenados á morte eterna (Rm 3: 23), porque o “salário do pecado é a morte” (Rm 6: 23a). Só um justo poderia salvar a humanidade, oferecendo-se como sacrifício vivo na cruz, em favor da humanidade; todavia, Deus não viu entre nós um justo sequer, todos estavam afastados de sua presença (Sl 53: 2-3).

Jesus, então, foi enviando a terra para trazer a salvação a todos nós e mudar a nossa história. Só que ele teria que enfrentar a cruz, sofrer até o último momento para cumprir o propósito de Deus.

A Cruz era o vale da decisão. Lá tudo iria tomar um novo rumo.


1. O fim... Da escravidão do pecado
Quando Jesus morreu na cruz, o sinédrio festejou a sua “vitória”, talvez dizendo: “Conseguimos! Vencemos aquele impostor. Destruímos aquele falso profeta. Foi apenas uma pequena ameaça, mas tudo voltará ao normal. O judaísmo seguirá os seus ritos. Esse foi mais um daqueles que se levantaram contra nós e, perdeu novamente. Viva o sinédrio!”.

Muitos discípulos voltaram às suas cidades, tristes e decepcionados porque Jesus, a quem eles seguiam, morreu. Acabaram as suas esperanças naquilo que o Mestre lhes havia falado. O momento falou mais alto para eles.

Mas, o que para eles significava o fim de mais um revolucionário, na verdade, significava o FIM DA ESCRAVIDÃO DO PECADO. Lá na cruz, Jesus levou consigo toda a nossa condenação e, experimentou ali mesmo na cruz, o cálice da ira de Deus por nós. Ele se fez maldito por nós; o justo morreu pelo injusto.

Lá na cruz foi cravada toda a maldição e condenação do pecado cometido por Adão no Jardim do Éden. Tudo estava consumado, como disse o próprio Jesus (Jo 19: 30).

O primeiro valor da Cruz para nós, cristãos, é que ela representa o FIM DA CONDENAÇÃO ETERNA... há um novo caminho, há uma nova esperança de salvação. A morte de Cristo na Cruz significou a redenção dos nossos pecados.


2. O início... De uma nova vida.
Em meio à festa do sinédrio, pela morte de Jesus, surgem os soldados romanos aflitos, angustiados e perplexos diante dos sacerdotes e, talvez disseram: “temos uma coisa a lhes dizer. Nunca vimos isso em toda a nossa vida. Estamos perplexos! Um anjo desceu dos céus, removeu a pedra do sepulcro e... Ele ressuscitou!”. Logo, os anciãos lhes “deram muito dinheiro” para que os mesmos dissessem que os discípulos haviam roubado o corpo para dizer que Jesus tinha ressuscitado (adaptado de Mt 28: 11 – 15).

Dois discípulos tomaram seu caminho de volta para a aldeia de Emaús, onde moravam. Logo quando iam conversando, fazendo perguntas um ao outro, uma terceira pessoa se aproximou deles e ia com eles conversando no caminho. Ao chegar em Emaús, logo o viajante que ia com eles adiantou-se, dando a entender que ia mais longe. Os discípulos rogaram que o viajante passassem a noite com eles, de sorte que Ele ficou.

Como era costume em Israel, na hora da refeição, o hóspede, geralmente fazia a oração de agradecimento, partia o pão e servia os demais da mesa. Nessa hora, quando o viajante pegou no pão, os discípulos olharam entre si, como quem diz: “esse jeito de pegar no pão, eu conheço”; quando aquele homem começou a orar, os discípulos, pensaram: “eu só conheço um que ora dessa maneira”; quando o viajante partiu o pão e lhes deu, logo os discípulos abriram seus olhos, agora sem dúvida alguma, dizendo: “é Ele... tá vivo... Ele vive”. Naquele momento o viajante sumiu. Então, disseram um para o outro: “não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava e quando nos abria as Escrituras?”.

Logo entenderam que era Jesus que tinha ressuscitado e, voltaram para Jerusalém e testificaram aos demais discípulos o que lhes acontecera no caminho de Emaús (Lc 24: 13 – 35).

O segundo valor da cruz para o cristianismo é que, ela representa o INÍCIO... de uma nova vida com Cristo. Uma vez perdoados dos nossos pecados com a Sua morte, fomos JUSTIFICADOS diante de Deus pela sua ressurreição.

Quando olhamos para a cruz, vemos que ela está vazia, o sepulcro está vazio. Jesus Cristo não está mais lá. Ele ressuscitou. Ele venceu a morte e ressurgiu.

A cruz significa um novo começo, uma nova vida. TUDO SE FEZ NOVO.


Para finalizar, Não há maior símbolo que represente o cristianismo com tanta identificação como a Cruz. Ela representa a transição de duas fases decisivas na história da humanidade. Ela representa a redenção do cristianismo.

ATÉ a Cruz, estávamos condenados à morte eterna; NA Cruz, foram depositados todos os nossos pecados por Cristo Jesus e, após a Cruz, Ele ressuscitou e nos tornou uma nova criatura, justificando-nos diante de Deus e nos assegurando a Vida Eterna.

fonte: http://www.gostodeler.com.br/materia/7624/o_valor_da_cruz.html

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

14 de setembro - Festa da Exaltação da Santa Cruz

A Festa da Exaltação da Santa Cruz, que celebramos hoje, 14 de setembro, é a Festa da Exaltação do Cristo vencedor. Para nós cristãos, a cruz é o maior símbolo de nossa fé, cujos traços nós nos persignamos desde o início do dia, quando levantamos, até o fim da noite ao deitarmos. Quando somos apresentados à comunidade cristã, na cerimônia batismal, o primeiro sinal de acolhida é o sinal da cruz traçado em nossa fronte pelo padre, pais e padrinhos, sinalando-nos para sempre com Cristo.

A Cruz recorda o Cristo crucificado, o seu sacrifício, o seu martírio que nos trouxe a salvação. Assim sendo, a Igreja há muito tempo passou a celebrar, exaltar e venerar a Cruz, inclusive como símbolo da árvore da vida que se contrapõe à árvore do pecado no paraíso, quando a serpente do paraíso trouxe a morte, a infelicidade a este mundo, incitando os pais a provarem o fruto da árvore proibida. (Gn 3,17-19)

No deserto, a serpente também provocou a morte dos filhos de Israel, que reclamavam contra Deus e contra Moisés (Nm 21,4-6). Arrependendo-se do seu pecado, o povo pediu a Moisés que intercedesse junto ao Senhor para livrá-los das serpentes. Assim, o Senhor, com sua bondade infinita, ordenou a Moisés que erguesse no centro do acampamento um poste de madeira com uma serpente de bronze pendurada no alto, dizendo que todo aquele que dirigisse seu olhar para a serpente de bronze se curaria. (Nm 21,8-9)

Esses símbolos do passado, muito conhecidos pelo povo (serpente, árvore, pecado, morte), nos dizem que na Festa da Exaltação da Santa Cruz, no lugar da serpente de bronze pendurado no alto de um poste de madeira, encontramos o próprio Jesus levantado no lenho da Cruz. Se o pecado e a morte tiveram sua entrada neste mundo através do demônio (serpente do paraíso) e do deserto, a bênção, a salvação e a vida eterna vêm do Cristo levantado no alto da Cruz, de onde Ele atrai para si os olhares de toda a humanidade. Assim, a Igreja canta na Liturgia Eucarística de Festa: “Santa Cruz adorável, de onde a vida brotou, nós, por Ti redimidos, te cantamos louvor!”

A Cruz não é uma divindade, um ídolo feito de madeira, barro ou bronze, mas sim, santa e sagrada, onde pendeu o Salvador do mundo. Traçando o sinal da cruz em nossa fronte, a todo o momento nós louvamos e bendizemos a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, agradecendo o tão grande bem e amor que, pela CRUZ, o Senhor continua a derramar sobre nós.

( Fonte: Catequisar)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Papa a jovens namorados: "Queimar etapas leva a queimar o amor"


Montagem sobre fotos / CTV
''O verdadeiro amor promete o infinito!'', destaca Bento XVI. Abaixo, o casal de namorados Massimiliano e Fabiana
O Papa Bento XVI encontrou-se com os jovens namorados naPiazza del Plebiscito, em Ancona, durante o XXV Congresso Eucarístico Nacional da Itália, às 18h (horário de Roma - 13h no horário de Brasília). O tema do encontro foi "Desposar-te-ei" (Os 2,22) e contou com o testemunho de um casal de namorados, Massimiliano e Fabiana, que também fizeram algumas perguntas ao Papa.

O Pontífice destacou que o amor vive de gratuidade, sacrifício de si, perdão e respeito pelo outro. E aí o Sacramento do Matrimônio aparece com toda a sua força e importância.

"E não pensais, segundo uma mentalidade difusa, que a convivência seja garantia para o futuro. Queimar as etapas leva a 'queimar' o amor, que, ao contrário, tem necessidade de respeitar os tempos e a gradualidade nas expressões; tem necessidade de dar espaço a Cristo, que é capaz de tornar um amor humano fiel, feliz e indissolúvel", disse.


Bento XVI ressaltou que o atual não é um tempo fácil, sobretudo para os jovens. "A mesa está preparada com tantas coisas deliciosas, mas, como no episódio evangélico das bodas de Caná, parece que veio a faltar o vinho da festa", comparou. Aí encontra-se a dificuldade de encontrar um trabalho estável, contribui para adiar a tomada de decisões definitivas e alimenta um relativismo que mina os valores essenciais. Também falta o vinho da festa em uma cultura que tende a prescindir de claros critérios morais e há uma aparente exaltação do corpo, que, na realidade, banaliza a sexualidade e tende a fazê-la viver fora de um contexto de comunhão de vida e de amor.

"Queridos jovens, não tenhais medo de afrontar esses desafios! Não percais nunca a esperança. Tendes coragem, também nas dificuldades, permanecendo firmes na fé. Estais certos de que, em cada circunstância, sois amados e protegidos pelo amor de Deus, que é a nossa força. [...] Nada nos pode separar do amor de Deus! Estejais certos, pois, que também a Igreja vos é próxima, vos sustenta, não cessa de olhar para vós com grande confiança. [...] Não vos desencorajeis diante das carências que parecem tirar a alegria da mesa da vida. Nas núpcias de Caná, quando vem a faltar o vinho, Maria convidou os servos a dirigir-se a Jesus e deu-lhes uma indicação preciosa: "Fazei o que ele vos disser" (Jo 2,5). Tenhais como um tesouro a essas palavras, as últimas de Maria reportadas no Evangelho, quase o seu testamento espiritual, e tereis sempre a alegria da festa: Jesus é o vinho da festa!", exclamou.

Como viver essa fase da vida, testemunhar o amor na comunidade? "Gostaria de dizer-vos, antes de tudo, que eviteis vos trancar em relacionamentos íntimos, falsamente tranquilizadores; façais, mais que tudo, que a vossa relação torne-se levedo de uma presença ativa e responsável na comunidade. Não esqueçais, pois, que, para ser autêntico, também o amor exige um caminho de amadurecimento: a partir da atração da inicial e do 'sentir-se bem' com o outro, educai-vos a 'querer bem' ao outro", aconselhou.

Bento XVI indicou que a fidelidade, a indissolubilidade e a transmissão da vida são os pilares de cada família, verdadeiro bem comum, patrimônio precioso para toda a sociedade. É sobre isso que se deve fundar o caminho rumo ao matrimônio

"
O verdadeiro amor promete o infinito! Fazei, portanto, deste vosso tempo de preparação ao matrimônio um itinerário de fé: redescubrais para a vossa vida de casal a centralidade de Jesus Cristo e do caminhar na Igreja. Não tenhais, então, medo de assumir a comprometedora responsabilidade da escolha conjugal; não temais em entrar neste "grande mistério", no qual duas pessoas tornam-se uma só carne".

Por fim, disse:

"Seguindo o convite da Virgem Mãe – 'Fazei o que ele vos disser' – não vos faltará o sabor da verdadeira festa e sabereis levar o 'vinho' melhor, aquele que Cristo dá para a Igreja e para o mundo. Gostaria de dizer-vos que também eu sou próximo a vós e a todos aqueles que, como vós, vivem esse maravilhoso caminho do amor. Abençoo-vos de todo o coração!
".


( Fonte: Canção Nova)

sábado, 10 de setembro de 2011

Novos diáconos para a nossa Igreja de Caraguatatuba


A Igreja Mãe de nossa diocese, se revestiu de vida e como sempre abriu seus braços para acolher os vários diocesanos, familiares e amigos dos ordenandos. Com a presença de muitos padres e diáconos, Dom Altieri presidiu a Eucaristia como o Bom Pastor que tem a missão de unir e confirmar a Fé de seu rebanho. Na homília o bispo evidenciou a missão do diácono e as suas responsabilidades perante o povo de Deus, disse dos desafios que cada um naquela noite estaria assumindo para si, foram palavras de encorajamentos próprias de um pai que ama e orienta seus filhos para a vida. Após a celebração da ordenação no salão da Catedral todos puderam se confraternizar-se e receber a bênção e o abraço dos novos diáconos Carlos Alberto, João Marcos, Manoel Leite e Márcio José.
Nós seminaristas agradecemos muito a Deus pela vida de cada um deles e roga a Deus que os ilumine para viver bem o ministério recebido para o bem do Povo Santo de Deus!

( Fonte: Seminário Maior Beato José de Anchieta)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

A vida que a JMJ salvou


Ter, 30 de Agosto de 2011 10:15

Peregrinos irlandeses convencem casal a não abortar

MADRI, sexta-feira, 26 de agosto de 2011 (ZENIT.org) – A 26ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) conseguiu, entre seus numerosos frutos, salvar uma vida humana, já que uns peregrinos que foram a Madri, para o evento, convenceram um casal a não abortar.

No último dia 19 de agosto, um grupo de jovens pró-vida irlandeses começou a rezar na frente da igreja de San Martín de Tours, onde há uma importante clínica de abortos, segundo informou a ZENIT o Centro Internacional para a Defesa da Vida Humana (CIDEVIDA).

Um casal chegou até o lugar com a intenção de abortar e os jovens foram ao seu encontro, explicando-lhes as razões pelas quais não deveriam fazer isso.

Uma voluntária de CIDEVIDA, organização que tinha uma exposição instalada no claustro dessa igreja madrilena cêntrica, uniu-se ao grupo e colocou o casal em contato com a fundação de apoio, assessoria e ajuda à mulher grávida, Red Madre.

Esta rede se comprometeu a prestar apoio para o nascimento do filho do casal, que consolidou assim sua decisão de não abortar.

Para o secretário de CIDEVIDA, Juan José Panizo, “o presente desta vida é uma alegria para todos”. “Obrigado, Bento, por ter vindo”, expressou, elogiando também a ação dos voluntários da entidade pró-vida e dos peregrinos irlandeses, que, depois desse encontro, voltaram a rezar de joelhos no mesmo lugar.

Um grupo de pessoas preocupadas pelas consequências da nova lei do aborto na Espanha colocou em marcha o CIDEVIDA em 2009, para informar sobre a realidade do aborto e promover alternativas para ajudar as mulheres com problemas diante da gravidez.

Entre outras atividades, a entidade mantém, na Villa de Tordesillas, na província de Valladolid, uma exposição permanente sobre o aborto, um centro de ajuda às mulheres grávidas e de atenção à síndrome pós-aborto, bem como um centro documental.

Fonte: Zeni

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CHEGAMOS AO NÚMERO DE 10.OOO ACESSOS EM NOSSO BLOG!

EM APENAS POUCO MAIS DE 4 MESES CHEGAMOS A TER MAIS DE 10.000 VISITAS EM NOSSO BLOG.


Visualizações de página por país
Brazil
9.051
Portugal
386
United States
183
Germany
74
Switzerland
38
United Kingdom
37
France
30
Poland
23
Italy
16
Angola
15

Setembro - Mês da Biblia


Estamos em setembro, e no Brasil já é uma tradição que este mês seja lembrado como o “Mês da Bíblia”. Setembro foi escolhido pelos Bispos do Brasil como o mês da Bíblia, em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30. São Jerônimo, que viveu entre 340 e 420, foi o secretário do papa Dâmaso e por ele encarregado de revisar a tradução latina da Sagrada Escritura. Essa versão latina feita por São Jerônimo recebeu o nome de Vulgata, que, em
latim, significa popular e o seu trabalho é referência nas traduções da Bíblia até os nossos dias.

Ao celebrar o mês da Bíblia, a Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, a amá-la, cada vez mais, e a fazer dela, cada dia, uma leitura meditada e rezada. É essencial ao discípulo missionário o contato com a Palavra de Deus para ficar solidamente firmado em Cristo e poder testemunhá-lo no mundo presente, tão necessitado de sua presença. “Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. Se queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida cristã na rocha da Palavra de Deus” (DA 247).

A Bíblia contém tudo aquilo que Deus quis nos comunicar em relação a nossa salvação. Jesus é o centro e o coração da Bíblia. Em Jesus se cumprem todas as promessas feitas no Antigo Testamento para o Povo de Deus.

Ao lê-la, não devemos nos esquecer que Cristo é o ápice da revelação de Deus. Ele é a Palavra viva de Deus. Todas as palavras da Sagrada Escritura tem seu sentido definitivo Nele, porque é no mistério de sua morte e ressurreição que o plano de Deus para a nossa salvação se cumpre plenamente.

Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis

Arcebispo de Aparecida - SP


( Fonte: cnbb.org)