quarta-feira, 29 de junho de 2011

Papa Bento XVI celebra 60 anos de vida sacerdotal

O Papa Bento XVI comemora 60 anos de sua Ordenação Sacerdotal nesta quarta-feira, 29 de junho, Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo.

Em 1951, na Catedral de Freising, na Alemanha, ele, seu irmão Georg e outros 42 candidatos receberam a Ordenação das mãos do Arcebispo de Munique e Freising, Cardeal Michael von Faulhaber (1869-1952), biblista, patrólogo e um dos mais corajosos críticos do regime hitleriano.
"Era um esplêndido dia de verão, que permanece inesquecível como o momento mais importante da minha vida", define o Papa em sua autobiografia A Minha Vida (1997), escrita quando ele ainda era o Cardeal Joseph Ratzinger.


( Fonte : Canção Nova)

terça-feira, 28 de junho de 2011

Papa Bento XVI no Twitter.


O Papa Bento XVI tuitou na tarde desta terça-feira pela primeira vez. Pelo microblog, o Papa anunciou o lançamento do site News.va, com notícias diárias do Vaticano.
"Queridos amigos, acabo de lançar o www.news.va. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Com minhas orações e minhas bênçãos", escreveu em inglês.


Acompanhado da notícia, na capa do site News.va o Papa aparece sentado enquanto usa o aplicativo do Twitter para iPad.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Espaço Mariano - Nossa Senhora de Luján

Nossa Senhora de Luján

Na Argentina a devoção mariana remonta aos seus colonizadores, no início do século XVI. Diz a tradição que nas guerras da independência os conquistadores e generais não saíam para as batalhas sem antes pedir com seus soldados a proteção da Virgem Maria. Entre os muitos santuários dedicados a Nossa Senhora, destaca-se o de Luján, cerca de 60 km a oeste de Buenos Aires. A origem do título Nossa Senhora de Luján é contada de pai para filho: um rico fazendeiro, Antonio Farias de Sá, habitante de Sumampa, hoje Santiago de Estero, encomendara de um amigo brasileiro, uma estatueta da Imaculada Conceição. Era sua intenção construir na fazenda uma capela em louvor à Virgem Maria.hegada de navio a Buenos Aires, sua encomenda seguiu viagem com outras mercadorias, em carros-de-bois. Às margens do rio Luján, os mercadores fizeram uma parada. No dia seguinte, por um estranho prodígio, os bois empacaram e nada os fazia andar. Resolveram então aliviar-Ihes a carga. De nada adiantou. Só depois que o último caixote, justamente o que guardava a imagem, foi retirado do carro, os bois saíram do lugar. Todos entenderam então que era ali que a Virgem queria ficar. Estando próximos da fazenda de João Rosendo, para lá se dirigiram em procissão, e improvisaram um altar para a imagem. Tão logo possível, construíram ali uma pequena capela que hoje é o belíssimo santuário de Luján. Esse local ficou conhecido como a "detenção da carreta" ou o "milagre de Luján".
A devoção a Nossa Senhora de Luján espalhou-se por toda a América. Sua festa principal é celebrada no dia 8 de maio.


Nossa Senhora de Luján - Rogai por Nós !!!


(Fonte: BLOG Padroeira das Américas)

Festa de São Pedro - 3° dia do Tríduo

Neste domingo (26/06), a Comunidade São Pedro, celebrou o terceiro dia do Tríduo em louvor ao seu padroeiro, a Santa Missa foi presidida pelo Pe. Stanislaw, com a presença do Diácono Cláudio Rodrigues, do Seminarista Antônio e todo o povo da comunidade. Na Celebração Eucarística quatro crianças da Catequese preparados pela Catequista Silvana, receberam a Primeira Eucaristia, Pe. Stanilslaw em sua homilia lembrou da da importância do incentivo da comunidade para o futuro dessas crianças. No final, a coordenadora da Comunidade São Pedro, agradeceu a todos pela presença, principalmente a Comunidade Nossa Senhora de Fátima do bairro Canta Galo que preparou toda a Celebração.


domingo, 26 de junho de 2011

Obrigado!!!


Agradecemos a todos que acessam o Blog da Paróquia Santa Terezinha, graças a você estamos evangelizando todos os lugares do mundo. Continue acessando.
Muito Obrigado!!!

Festa de São Pedro - 2° dia do Tríduo

Neste sábado (25/06) a comunidade São Pedro celebrou com muita fé, o segundo dia do Tríduo em preparação para a festa de São Pedro, o Tríduo foi celebrado pelo Diácono Cláudio Rodrigues, com a presença do Seminarista Antônio e das comunidades Nossa Senhora do Cenáculo do bairro Casa Branca e São Benedito do bairro Olaria, além de toda a comunidade local. Na Celebração da Palavra de Deus a comunidade recebeu a Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida do Setor Diocesano da Juventude que ganhou do Santuário de Aparecida-SP, o diácono Cláudio disse da importância de uma comunidade unida, que vive e testemunha a Palavra de Deus, em nome de toda a comunidade de São Pedro, no final da Celebração a coordenadora Nane agradeceu a presença das comunidades que vieram celebrar São Pedro junto a comunidade do Ipiranga. Hoje a Capela São Pedro continua suas celebrações com o 3°dia do Tríduo celebrado pelo Pe. Stanislaw , junto com a Primeira Eucaristia  das crianças da Comunidade, esperamos você.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Festa de São Pedro

Nesta sexta-feira da Solenidade do nascimento de São João Batista, a Comunidade São Pedro do bairro Ipiranga inicia sua festa religiosa em louvor ao Santo Apóstolo de Jesus Cristo e primeiro Papa da nossa Igreja. O primeiro dia do tríduo celebrado pelo nosso pároco Pe. Stanislaw com a presença do Diácono Cláudio Rodrigues e o Seminarista Antônio, teve a presença de toda a comunidade e foi preparado pela Liturgia e Canto Litúrgico da matriz Santa Terezinha. Amanhã as celebrações continuam com o segundo dia do Tríduo que será celebrado pelo Diácono Cláudio Rodrigues. Que São Pedro interceda pela comunidade do Ipiranga e por todos os pescadores.


Confira as fotos: CLIQUE AQUI

Paróquia celebra o Corpus Christi.

Procissão Solene
Neste Quinta-feira da Solenidade do Corpo e Sangue e Nosso Senhor Jesus Cristo, paroquianos e turistas celebraram esta festa de amor e adoração a Jesus Cristo, a Santa Missa aconteceu na Matriz Santa Terezinha as 16:00 horas com toda a comunidade. A Missa foi presidida pelo nosso pároco Pe. Stanislaw, na homilia o Diácono Cláudio lembrou da importância dessa solenidade, na vida da sociedade que cada vez mais se esquece de Cristo Jesus. Depois da Celebração Eucarística teve a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento.
Clique Aqui e veja as Fotos.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus tem Twitter, sigam.


A Paróquia Santa Terezinha, agora tem Twitter siga-nos acompanhe nossa programação!!!

CORPUS CHRISTI


Papa João Paulo II

O SENTIDO DA CELEBRAÇÃO DE CORPUS CHRISTI

Na quinta-feira, após a solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja celebra devotamente a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, festa comumente chamada de Corpus Christi.
A motivação litúrgica para tal festa é, indubitavelmente, o louvor merecido à Eucaristia, fonte de vida da Igreja. Desde o princípio de sua história, a Igreja devota à Eucaristia um zelo especial, pois reconhece neste sinal sacramental o próprio Jesus, que continua presente, vivo e atuante em meio às comunidades cristãs. Celebrar Corpus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue, para a vida da Igreja, e comprometer-nos com a missão de levar esta Boa Nova para todas as pessoas.
Poderíamos perguntar se na Quinta-Feira Santa a Igreja já não faz esta memória da Eucaristia. Claro que sim! Mas na solenidade deCorpus Christi estão presentes outros fatores que justificam sua existência no calendário litúrgico anual.
Em primeiro lugar, no tríduo pascal não é possível uma celebração festiva e alegre da Eucaristia. Em segundo lugar, a festa de Corpus Christi quer ser uma manifestação pública de fé na Eucaristia.
Por isso o costume geral de fazer a procissão pelas ruas da cidade. Enfim, na solenidade de Corpus Christi, além da dimensão litúrgica, está presente o dado afetivo da devoção eucarística. O Povo de Deus encontra nesta data a possibilidade de manifestar seus sentimentos diante do Cristo que caminha no meio do Povo.

ORIGEM DA SOLENIDADE

Na origem da festa de Corpus Christi estão presentes dados de diversas significações. Na Idade Média, o costume que invadiu a liturgia católica de celebrar a missa com as costas voltadas para o povo, foi criando certo mistério em torno da Ceia Eucarística. Todos queriam saber o que acontecia no altar, entre o padre e a hóstia. Para evitar interpretações de ordem mágica e sobrenatural da liturgia, a Igreja foi introduzindo o costume de elevar as partículas consagradas para que os fiéis pudessem olhá-la. Este gesto foi testemunhado pela primeira vez em Paris, no ano de 1200.
Entretanto, foram as visões de uma freira agostiniana, chamada Juliana, que historicamente deram início ao movimento de valorização da exposição do Santíssimo Sacramento. Em 1209, na diocese de Liége, na Bélgica, essa religiosa começa ter visões eucarísticas, que se vão suceder por um período de quase trinta anos. Nas suas visões ela via um disco lunar com uma grande mancha negra no centro. Esta lacuna foi entendida como a ausência de uma festa que celebrasse festivamente o sacramento da Eucaristia.

NASCE A FESTA DO CORPUS CHRISTI

Quando as idéias de Juliana chegaram ao bispo, ele acabou por acatá-las, e em 1246, na sua diocese, celebra-se pela primeira vez uma festa do Corpo de Cristo. Seja coincidência ou providência, o bispo de Juliana vem a tornar-se o Papa Urbano IV, que estende a festa de Corpus Christi para toda Igreja, no ano de 1264.
Mas a difusão desta festa litúrgica só será completa no pontificado de Clemente V, que reafirma sua significação no Concilio de Viena (1311-1313). Alguns anos depois, em 1317, o Papa João XXII confirma o costume de fazer uma procissão, pelas vias da cidade, com o Corpo Eucarístico de Jesus, costume testemunhado desde 1274 em algumas dioceses da Alemanha.
O Concílio de Trento (1545-1563) vai insistir na exposição pública da Eucaristia, tornando obrigatória a procissão pelas ruas da cidade. Este gesto, além de manifestar publicamente a fé no Cristo Eucarístico, era uma forma de lutar contra a tese protestante, que negava a presença real de Cristo na hóstia consagrada.
Atualmente a Igreja conserva a festa de Corpus Christi como momento litúrgico e devocional do Povo de Deus. O Código de Direito Canônico confirma a validade das exposições publicas da Eucaristia e diz que ·principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, haja procissão pelas vias públicas· (cân. 944).

A CELEBRAÇÃO DO CORPO DE CRISTO

Santo Tomás de Aquino, o chamado doutor angélico, destacava três aspectos teológicos centrais do sacramento da Eucaristia. Primeiro, a Eucaristia faz o memorial de Jesus Cristo, que passou no meio dos homens fazendo o bem (passado). Depois, a Eucaristia celebra a unidade fundamental entre Cristo com sua Igreja e com todos os homens de boa vontade (presente). Enfim, a Eucaristia prefigura nossa união definitiva e plena com Cristo, no Reino dos Céus (futuro).
A Igreja, ao celebrar este mistério, revive estas três dimensões do sacramento. Por isso envolve com muita solenidade a festa do Corpo de Cristo. Não raro, o dia de Corpus Christi é um dia de liturgia solene e participada por um número considerável de fiéis (sobretudo nos lugares onde este dia é feriado). As leituras evangélicas deste dia lembram-nos a promessa da Eucaristia como Pão do Céu (Jo 6, 51-59 - ano A), a última Ceia e a instituição da Eucaristia (Mc 14, 12-16.22-26 - ano B) e a multiplicação dos pães para os famintos (Lc 9,11b-17 - ano C).

A DEVOÇÃO POPULAR

Porém, precisamos destacar que muito mais do que uma festa litúrgica, a Solenidade de Corpus Christi assume um caráter devocional popular. O momento ápice da festa é certamente a procissão pelas ruas da cidade, momento em que os fiéis podem pedir as bênçãos de Jesus Eucarístico para suas casas e famílias. O costume de enfeitar as ruas com tapetes de serragem, flores e outros materiais, formando um mosaico multicor, ainda é muito comum em vários lugares. Algumas cidades tornam-se atração turística neste dia, devido à beleza e expressividade de seus tapetes. Ainda é possível encontrar cristãos que enfeitam suas casas com altares ornamentados para saudar o Santíssimo, que passa por aquela rua.
A procissão de Corpus Christi conheceu seu apogeu no período barroco. O estilo da procissão adotado no Brasil veio de Portugal, e carrega um estilo popular muito característico. Geralmente a festa termina com uma concentração em algum ambiente público, onde é dada a solene bênção do Santíssimo. Nos ambientes urbanos, apesar das dificuldades estruturais, as comunidades continuam expressando sua fé Eucarística, adaptando ao contexto urbano a visibilidade pública da Eucaristia. O importante é valorizar este momento afetivo da vida dos fiéis.
Fonte: www.redemptor.com.br

terça-feira, 21 de junho de 2011

TRÍDUO EM LOUVOR A SÃO PEDRO

 Festa em louvor a São Pedro 


Comunidade do Ipiranga, em Caraguatatuba. 

Dias 24, 25 de junho, ás 19hs.  Dia 26, domingo, ás 19:30hs.

Dia 29 de junho: Adoração ao Santíssimo Sacramento, ás 18hs e em seguida Celebração.

Dia 24: Santa Missa as 19:00 horas (Comunidade responsável: Matriz).
Dia 25: Celebração da Palavra as 18:00 horas - (Comunidade Responsável: São Benedito e Nossa Senhora do Cenáculo).
Dia 26: Santa Missa ás 19:30 horas - (Comunidade Responsável: Nossa Senhora de Fátima).

Dia 29: Celebração ás 19:00 horas - ( Comunidade Responsável: São Pedro).


NO DIA 26, DOMINGO, TEREMOS PRIMEIRA EUCARISTIA CATEQUIZANDOS DA TIA SILVANA.

Venha rezar conosco!!!  
São Pedro - Rogai por Nós.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Primeira Eucaristia na Capela Nossa Senhora do Cenáculo


As crianças e adolescentes que se preparavam para a Primeira Eucaristia na Capela Nossa Senhora do Cenáculo, receberam neste domingo da Santíssima Trindade este Sacramento de amor e entrega de Jesus por todos nós. A Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Stanislaw,estando presentes os catequistas o Diácono Cláudio e Seminarista Antônio e toda a comunidade que lotou a Capela, para testemunhar esse momento muito significante na vida dessas 13 crianças. Padre Stanislaw agradeceu a todos pela presença, principalmente aos pais e padrinhos pelo incentivo de seus filhos e afilhados na vida da Igreja, não deixou de agradecer a catequista Tatiane que trabalhou com eles no último ano e também a Dna. Mariinha coordenadora paroquial da Catequese pela disponibilidade, o Diácono Cláudio e o Seminarista Antônio pela continuidade da catequese dessas crianças. Enfim  agradeceu e todos os presentes na Capela. Logo depois da Santa Missa foi feita uma partilha com todos da Comunidade, com bolos e refrigerantes. A Paróquia agradece as essas criança e reza pela perseverança de cada uma.

Nossa Senhora Aparecida em nossa Paróquia.

Neste domingo (19/06), na solenidade da Santíssima Trindade a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que o Setor Juventude Diocesano ganhou do Santuário Nacional na última Romaria Nacional da Juventude foi entronizada pelas mãos dos jovens na matriz Santa Terezinha na Missa da 08:00 horas, a imagem esteve pela última vez na Paróquia São José, com alegria nosso pároco Pe. Stanislaw acolheu a imagem em nossa paróquia e também o Pe. Moisés, o Seminarista Fabiano e jovem Vicente que trouxeram a imagem para que ela seja venerada nos últimos 15 dias. Na Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Moisés,que estava repleta de fiéis a comunidade agradeceu a presença materna da Senhora Aparecida, Mãe de Jesus e nossa Mãe. Lembramos que a imagem estará exposta na Capela do Santíssimo na matriz Santa Terezinha, esteja convidado pela Mãe Aparecida e se encontrar com Jesus pedindo graças pela sua intercessão.

sábado, 18 de junho de 2011

Visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida

Amanhã no Domingo da solenidade da Santíssima Trindade a Paróquia Santa Terezinha receberá na Santa Missa das 08:00 horas na matriz a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida do Setor Juventude Diocesano. Esperamos você, neste encontro com nossa Mãe e padroeira.

Confissão das crianças da Catequese.

Neste sábado (18/06) na Comunidade Nossa Senhora do Cenáculo, as crianças que irão receber pela primeira vez o Sacramento da Eucaristia na manhã deste domingo da Santíssima Trindade, se confessaram se preparando para receber este Sacramento de doação e amor. O Padre Stanislaw pároco de nossa paróquia atendendo cada um, incentivando a confissão como mistério de reconciliação com Deus. A Paróquia Santa Terezinha fica muito contente com o crescimeto espiritual dessas crianças,rezando para que continuem perseverantes na caminhada.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Espaço Mariano: NOSSA SENHORA DAS NEVES

Nossa Senhora das Neves
Uma lenda medieval diz que um nobre patrício e sua esposa não tiveram filhos e resolveram doar seus bens à Virgem Mãe de Deus. Com orações, renovaram sua oferta e clareza em saber no que deveriam aplicar os donativos. A Mãe de Deus aceitou os votos do piedoso casal e dignou-se a manifestar sua vontade com um milagre.
Era o mês de agosto, tempo de verão na Europa. Durante a noite, caiu neve em uma parte do Monte Esquilino. Nessa mesma noite o casal teve um sonho idêntico: eles viram a Virgem Maria, que lhes mandara construir uma igreja no lugar que estivesse com neve. Esse templo seria levantado em honra a Nossa Senhora das Neves.



 Nossa Senhora das Neves, rogai por nós! 

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Notícias da Igreja


Juventude será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013

Consep2
D. Eduardo, acessor do Setor Juventude.
Fraternidade e Juventude. Este será o tema da Campanha da Fraternidade de 2013. A escolha foi feita hoje, 15, pelo Conselho Episcopal Pastoral, que está reunido desde ontem na sede da CNBB.
O tema foi proposto pelo Setor Juventude da CNBB, que recolheu cerca de 300 mil assinaturas junto aos jovens do Brasil. O lema será escolhido na próxima reunião do Consep.

O Setor da Mobilidade Humana da CNBB apresentou e defendeu o tema do tráfico de pessoa humana e o trabalho escravo. Outros temas foram apresentados, mas não receberam votos.

Esta será a segunda Campanha da Fraternidade sobre a Juventude. A primeira foi realizada em 1992 com o lema “Juventude, caminho aberto”.
A escolha dos temas da Campanha da Fraternidade é feita com antecedência de dois anos.


(Fonte: CNBB)
Novena das Rosas de Santa Teresinha do menino Jesus.  


A Novena consiste na reza diária de 24 Glórias ao Pai, em ação de graças à Santíssima Trindade pelos 24 anos da vida da gloriosa Santa.

Pode-se iniciar a novena em qualquer dia, mas o costume é preferencialmente fazê-la entre os dias 9 e 17 do mês, porque nesses dias muitos outros fiéis estão fazendo a mesma novena em diversas partes do mundo.

Reza-se a seguinte oração, seguida de 24 Glórias ao Pai, sempre finalizadas com a Jaculatória:

Oração:
“Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, eu Vos agradeço todos os favores e graças com que enriquecestes a alma de vossa Serva Santa Teresinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra, e pelos méritos de tão querida Santa, concedei-me a graça que ardentemente vos peço, se for conforme a vossa santíssima vontade e para a salvação de minha alma. Amém”.

Glória ao Pai:
“Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre e por todos os séculos dos séculos, Amém”.

Jaculatória:
“Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!” 

terça-feira, 14 de junho de 2011

Caminhada Penitencial no Morro de Santo Antônio

Neste domingo ( 12/06) a Paróquia Santo Antônio realizou na festa do padroeiro de Caraguatatuba, uma caminhada penitencial que saiu da Igreja Matriz de Santo Antônio pela manhã, a caminhada também levou representantes de outras paróquias da diocese. A Paróquia Santa Terezinha se fez presente neste momento de fé que nos convida a oração pela intercessão de Santo Antônio, chegando ao fim do percurso no alto do morro foi celebrada uma Missa, e no fim a imagem de Santo Antônio foi levada por um devoto que pulou de "paraglider" abençoando toda da cidade de Caraguatatuba.


Santo Antônio de Caraguatatuba - Rogai por nós!!!
Santo Antônio e Caraguatatuba
Caminhada



Tem pão velho?




Era um fim de tarde de sábado. Eu estava molhando o jardim da minha casa, quando fui interpelada por um garotinho com pouco mais de 9 anos, dizendo: - 


Dona, tem pão velho? Essa coisa de pedir pão velho sempre me incomodou Desde criança. 




Olhei para aquele menino tão nostálgico e perguntei:


Onde Você mora? - Depois do zoológico.


- Bem longe, hein? - É... mas eu tenho que pedir as coisas para comer. 


- Você está na escola? - Não. Minha mãe não pode comprar material. 


- Seu pai mora com vocês? - Ele sumiu. E o papo prosseguiu, até que disse:


- Vou buscar o pão. Serve pão novo? – Não precisa, não. 


A senhora já conversou comigo, isso é suficiente. 


Esta resposta caiu em mim como um raio. Tive a sensação de ter absorvido toda a solidão e a falta de amor daquela criança, daquele menino de apenas 9 anos, já sem sonhos,
sem brinquedos, sem comida, sem escola e tão necessitado de um papo, de uma conversa amiga. Caros amigos, quantas lições podemos tirar desta resposta: 


"Não precisa, não. A senhora já conversou comigo, isso é 
suficiente!"


Que poder mágico tem o gesto de falar e ouvir com amor!


Alguns anos já se passaram e continuam pedindo "pão velho" na minha casa... e eu dando "pão novo", mas procurando antes compartilhar o pão das pequenas conversas,
o pão dos gestos que acolhem e promovem. 


Este pão de amor não fica velho, porque é fabricado no coração de quem acredita Naquele que disse: 


"Eu sou o pão da vida!" 


Verifique quantas pessoas talvez estejam esperando uma só palavra sua...

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Hoje é dia de Santo Antônio

                            Santo Antônio

Santo Antônio Neste dia, celebramos a memória do popular santo – doutor da Igreja – que nasceu em Lisboa, em 1195, e morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231, por isso é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua. O nome de batismo dele era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo.

Ainda jovem pertenceu à Ordem dos Cônegos Regulares, tanto que pôde estudar Filosofia e Teologia, em Coimbra, até ser ordenado sacerdote. Não encontrou dificuldade nos estudos, porque era de inteligência e memória formidáveis, acompanhadas por grande zelo apostólico e santidade. Aconteceu que em Portugal, onde estava, Antônio conheceu a família dos Franciscanos, que não só o encantou pelo testemunho dos mártires em Marrocos, como também o arrastou para a vida itinerante na santa pobreza, uma vez que também queria testemunhar Jesus com todas as forças.

Ao ir para Marrocos, Antônio ficou tão doente que teve de voltar, mas providencialmente foi ao encontro do "Pobre de Assis", o qual lhe autorizou a ensinar aos frades as ciências que não atrapalhassem os irmãos de viverem o Santo Evangelho. Neste sentido, Santo Antônio não fez muito, pois seu maior destaque foi na vivência e pregação do Evangelho, o que era confirmado por muitos milagres, além de auxiliar no combate à Seita dos Cátaros e Albigenses, os quais isoladamente viviam uma falsa doutrina e pobreza. Santo Antônio serviu sua família franciscana através da ocupação de altos cargos de serviço na Ordem, isto até morrer com 36 anos para esta vida e entrar para a Vida Eterna.

Santo Antônio, rogai por nós!

( Fonte: Canção Nova)

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Convite

Você que deseja evangelizar através da comunicação, participe de nosso primeiro encontro da PASCOM que será realizado na matriz Santa Terezinha, neste sábado as 19:30 horas. Esperamos você.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

09 de Junho: Beato José de Anchieta!

Com festa Seminário Diocesano celebra seu padroeiro, Beato José de Anchieta! Conheça a história do Apóstolo do Brasil que evangelizou pelas terras da Diocese de Caraguatatuba.                                                                                                                          

       


Beato José de Anchieta - Rogai por Nós !!!


( Video: Canção Nova)

Catequese desta Quarta- feira.

Alegria da fé é descobrir que Deus nos ama por primeiro, diz Papa


''Fé em Deus que é Amor transmite-se antes de tudo com o testemunho'', diz Papa

O encontro do Bispo de Roma com os fiéis reunidos na Praça de São Pedro aconteceu às 10h30 (horário de Roma - 5h30 no horário de Brasília). O Papa fez uma pausa na "Escola de Oração", iniciada na Catequese de 4 de maio. Ao final da Audiência, Bento XVI encontrou-se com o diretor-executivo da Agência das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (Unodoc), Yury Fedotov.

O Pontífice recordou que neste próximo domingo a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes.

"Exorto-vos, queridos jovens, a invocar frequentemente o Espírito Santo, para que vos torne intrépidas testemunhas de Cristo. O Espírito Consolador ajude-vos, queridos doentes, a acolher com fé o mistério da dor e a oferecê-lo pela salvação de todos os homens; e sustente a vós, queridos recém-casados, no construir a vossa família sobre o sólido fundamento do Evangelho".

Na saudação aos fiéis de língua portuguesa, o Papa salientou:

"Amados peregrinos de língua portuguesa, sede bem-vindos! A todos saúdo com grande afeto e alegria, de modo especial a quantos vieram de Portugal e do Brasil com o desejo de encontrar o Sucessor de Pedro. Desça a minha bênção sobre vós, vossas famílias e comunidades. Ide em paz!".

Assista à Catequese na íntegra.




( Fonte: Canção Nova)




terça-feira, 7 de junho de 2011

Capela Virtual

Queridos irmãos e irmãs em Cristo!


Agora você também pode ter sua capela virtual, é o novo espaço do nosso blog da Paróquia Santa Terezinha. Lá você pode acender sua vela, fazer seu pedido de oração, se encontrar com Nossa Senhora rezando o santo Terço Mariano e muitas outras coisas..
A Capela Virtual sempre estará aqui para seu melhor encontro com Deus.
Acesse e reze conosco!!!

domingo, 5 de junho de 2011

Blog


A Paróquia Santa Terezinha em sua Casa, no mundo inteiro

 Agradecemos sua visita, continue evangelizando divulgando nosso Blog!!!

Domingo dia do Senhor

A Ascenção do Senhor


A Glória e Exaltação de Cristo
Depois que o Senhor Jesus apareceu a seus discípulos foi elevado ao céu. Este acontecimento marca a transição entre a glória de Cristo ressuscitado e a de Cristo exaltado à direita do Pai. Marca também a possibilidade de que a humanidade entre no Reino de Deus como tantas vezes o anunciou Jesus. Desta forma, a ascensão do Senhor se integra no Mistério da Encarnação, que é seu momento conclusivo.

( Fonte: ACI Digital)

sábado, 4 de junho de 2011

Formação do novo site da Diocese

Neste sábado (04/06), a acessoria de imprensa da diocese de Caraguatatuba, propôs um encontro de capacitação para a nova proposta do site da nossa Igreja do Litoral Norte, que apresenta interatividade, e melhor apresentação de nossas paróquias.
A Paróquia Santa Terezinha foi representada pela Silvana e pelo Sem. Antonio que agora possui a missão de passar o que foi ensinado para os futuros comunicadores de nossa paróquia. Você que deseja fazer parte da futura PASCOM ( Pastoral da Comunicação) de nossa comunidade entre em contato com o Sem. Antonio ou na secretaria paroquial. Sinta-se chamado a servir a Deus comunicando e Evangelho e levando a Paz de Jesus Cristo a todos.


Dentro de alguns dias, você poderá ver a nova página da Paróquia Santa Terezinha no site da diocese.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Notícias da Igreja

É preciso testemunhar Cristo também nas redes sociais, diz Papa


Página do Papa Bento XVI no Facebook
As redes sociais já fazem parte do cotidiano das pessoas. Nelas os cristãos devem também agir de forma coerente.
Existe um estilo cristão presente também no mundo digital, um estilo baseado numa comunicação honesta e aberta, responsável e respeitosa com o outro. Foi o que salientou o Papa Bento XVI em sua mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado neste domingo, 5.

Comunicar o Evangelho por meio das novas mídias, segundo o Papa, significa não só inserir conteúdos declaradamente religiosos, mas também testemunhar com coerência, no próprio perfil digital e no modo de comunicar escolhas, preferências, juízos que sejam profundamente coerentes com o Evangelho, mesmo quando não se fala explicitamente dele.

“Também no mundo digital, não pode haver anúncio de uma mensagem sem um testemunho coerente por parte de quem anuncia. Nos novos contextos e com as novas formas de expressão, o cristão é chamado de novo a dar resposta a todo aquele que lhe perguntar a razão da esperança que está nele”, ressaltou Bento XVI.

As redes sociais já fazem parte do cotidiano das pessoas, logo, o Papa aconselha aos cristãos que se unam com confiança, criatividade, consciência e responsabilidade, para que estas não sejam meios de simples satisfação do desejo de estar presente.

A web, salientou o Pontífice, contribui para o desenvolvimento de formas novas, e mais complexas, de consciência intelectual e espiritual. “Somos chamados a anunciar neste campo, também, a nossa fé: que Cristo é Deus, o Salvador do homem e da história, Aquele em quem todas as coisas alcançam a sua perfeição”, enfatizou.

Os jovens são os mais envolvidos nesses novos meios de comunicação, mas o Santo Padre alerta que é preciso estar atento para evitar seus perigos da rede, como refugiar-se numa espécie de mundo paralelo ou expor-se excessivamente ao mundo virtual. “Na busca de partilha, de 'amizades', confrontamo-nos com o desafio de ser autênticos, fiéis a si mesmos, sem ceder à ilusão de construir artificialmente o próprio 'perfil' público”, aconselhou Bento XVI.

( Fonte: Canção Nova)